Blog

Chevrolet Onix x Hyundai HB20: o que um destes carros tem e o outro não...
26 set

Chevrolet Onix x Hyundai HB20: o que um destes carros tem e o outro não...

As novas gerações de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estrearam quase ao mesmo tempo no Brasil. Os dois modelos trazem boas qualidades para manter a briga no topo das vendas e têm tudo para estabelecer um novo patamar no segmento de hatches compactos pela segunda vez. Analisando a lista de equipamentos de cada modelo fica evidente que a briga vai ser boa. Até porque um traz itens que o outro não oferece. 

O que só o Hyundai HB20 tem?

+ Frenagem autônoma de emergência

Talvez o item mais importante a favor do Hyundai. Um sensor instalado no topo do para-brisa emite um alerta sonoro quando o carro se aproxima rapidamente de outro veículo que está mais lento ou parado. Se o motorista não esboçar reação o sistema aciona os freios para evitar a batida. A fabricante diz que o recurso funciona a velocidades de 5 a 50 km/h e também identifica pedestres.

+ Injeção direta de combustível

Embora seja uma evolução do antigo (e esquecido) Kappa 1.0 de três cilindros, o novo motor 1.0 TGDI do HB20 ganhou injeção direta de combustível - algo que seu arquirrival não tem.

+ Alerta de mudança de faixa

Outra exclusividade do HB20, o sistema realiza a leitura das faixas de rolagem e alerta o condutor caso ele cruze uma delas sem sinalizar de forma apropriada. Não há correção automática de trajetória.

+ Bancos dianteiros com regulagem de altura do encosto de cabeça

Como os bancos dianteiros do Onix são inteiriços, apenas o HB20 permite que o usuário regule a altura do encosto de cabeça.

+ Apoio de braço central deslizante

Se no Onix o apoio posicionado entre os bancos dianteiros é fixo (e também cobre o porta-objetos central), no HB20 ele pode ser deslizado para frente e para trás.

+ Espelhos retrovisores com rebatimento elétrico

Os dois compactos têm regulagem elétrica das lentes dos espelhos retrovisores, mas só o HB20 oferece rebatimento elétrico.

+ Entrada USB para carregamento rápido de celulares

Boa notícia: dentro do porta-objetos à frente do câmbio há duas entradas USB. Uma delas, inclusive, é dedicada ao carregamento rápido de telefones celulares.

+ Motor 1.6

Talvez você não ache tão importante assim, mas o HB20 é vendido com três opções de motorização. Uma delas é o veterano 1.6 16V da geração anterior, que foi recalibrado e agora entrega até 130 cv - 2 cv a mais do que antes.

O que só o Chevrolet Onix tem?

+ Seis airbags

Depois dos resultados pífios da geração anterior em crash tests, a Chevrolet quer mudar o jogo. Uma das medidas é oferecer seis airbags de série (duas bolsas infláveis frontais, duas laterais e duas para proteger as cabeças) em todas as versões do Onix.

+ Sistema de concièrge OnStar

Embora seja pago, o serviço de assistente pessoal OnStar pode ser uma mão na roda. Por meio de um botão acima do espelho retrovisor é possível tirar dúvidas, descobrir uma rota para chegar ao seu destino e até reservar uma mesa em um restaurante.

+ Internet 4G com Wi-Fi

O Onix pode vir com um chip da operadora Claro que oferece internet 4G. Assim o cliente pode conectar seu telefone celular (ou qualquer outro dispositivo móvel) e utilizá-lo no próprio aparelho ou por meio de espelhamento da tela. O serviço, porém, é pago - como contece em qualquer serviço contratado de uma operadora.


+ Alerta de pontos cegos

Quem tem um Onix conta com luzes na base dos retrovisores externos, que indicam a presença de outro veículo fora do campo de visão dos espelhos retrovisores. E o melhor: o item funciona a até aproximadamente 140 km/h.

+ Assistente de estacionamento

Se fazer baliza é um tormento para você, o Onix traz o sistema de auxílio a estacionamento. Basta ativá-lo enquanto procura uma vaga paralela para que sensores identifiquem um espaço suficiente para realizar a manobra, que é feita sem intervenção no volante e no acelerador. Tudo que o motorista precisa fazer é frear e mudar a marcha para finalizar o estacionamento.

+ Sensores de estacionamento dianteiros

Além de indicar a distância do para-choque traseiro para objetos e outros veículos, o Onix também pode vir com sensores na dianteira do carro, que ajudam a entrar e/ou sair de uma vaga apertada sem ralar a quina do para-choque.

+ Carregador de celular por indução

Do "irmão mais velho" Cruze veio o carregador de celular por indução para smartphones de última geração. O item, inclusive, é exclusivo na categoria.

+ Entradas USB para o banco de trás

Quem viaja atrás conta com duas tomadas USB para carregar o telefone celular, algo que não acontece no HB20.

Itens oferecidos nos dois modelos!

+ Motor 1.0 três cilindros turbo

+ Câmbio automático de seis marchas

+ Direção elétrica

+ Assistente de partida em rampas

+ Controles de estabilidade e de tração

+ Central multimídia com suporte a Apple CarPlay e Android Auto

+ Partida do motor por botão

+ Chave presencial

+ Acendimento automático dos faróis

+ Painel de instrumentos com velocímetro digital

+ Banco traseiro bipartido com ganchos para cadeirinhas Isofix

+ Interior com acabamento bicolor

+ Ar-condicionado digital

+ Piloto automático

+ Faróis com luzes diurnas em LED.


***Agora é só escolher o modelo que encaixa mais no seu dia-a-dia, e sair curtindo pelas ruas de sua cidade***

Fonte: Site Uol Carro https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/09/26/veja-itens-que-o-chevrolet-onix-tem-a-mais-que-o-hb20---e-vice-versa.htm